terça-feira, 2 de junho de 2020

Codependencia

Na verdade desde que minha mãe cuidava do meu avô com Alzheimer já ouço falar deste termo. Na época minha mãe era tida como codependente do meu avô. E é verdade. Codependentes também são as pessoas cuidadoras que acabam adoecendo junto com quem esta sendo cuidado. Tem a ver com querer salvar o outro. E para isso nós acabamos esquecendo de nós mesmos, passamos a viver a vida do outro, a respirar pelo outro, a decidir e se responsabilizar por tudo que o outro faz. Sofremos. Adoecemos.
No meu caso essa palavra veio de encontro a mim quando estava lidando com a dependência química do meu marido.

Foi um choque.

As duas coisas: Eu descobrir que ele era dependente químico e eu depois descobrir que era codependente.
A verdade é que faz muito sentido. Todas ou 99% dos relacionamentos que eu tive eu lidei com pessoas que eram dependentes químicos, ou precisavam de algum tipo de cuidado. Inconscientemente eu escolhia estas pessoas. Agora vejo que minha codependencia gritava para que eu achasse alguém a ser salvo. Parece engraçado né? Talvez me achem burra. Mas a verdade é que eu não tinha noção que procurava por isso.
O codependente precisa se sentir util, precisa se sentir importante, precisa que alguém precise dele, que alguém diga que não consegue viver sem nós.
Amor próprio. Isso que nos falta. Aí a gente fica procurando e criando amores em outras pessoas. Nesse jogo, agente acaba por querer controlar a vida da outra pessoa. Somos dependentes emocionais.
E eu só percebi isso agora. Porque por mais que eu já tivesse experimentado viver relações tóxicas, eu nunca havia entendido, o porquê deste padrão se repetir na minha vida.
Dizem que os padrões se repetem até a gente aprender.
E eu sempre achava que isso era injusto comigo. Por que eu achava que o aprender era não se permitir ficar numa relação abusiva. e como eu terminava as relações, pensava: Agora me libertei desse padrão! Aí conhecia outra pessoa, que parecia um anjo, e tempos depois, tempo suficiente pra eu estar bem envolvida, o ciclo se reiniciava.

Então vamos entender isso:

Será que eu eu realmente era enganada? Será que não dava pra perceber logo de cara que era outro caso igual?
Bom, dependentes químicos são inseguros. Então quando conhecem alguém agem exatamente como nós, dependentes emocionais: bajulam, fazem de tudo pela pessoa, são as pessoas mais legais, prestativas, interessantes, inteligentes, sexys ( e aqui cabe todos os adjetivos de conquista que você quiser colocar).  A questão é que, depois de um tempo essa insegurança vem a tona, e se transforma em ciúmes, em paranóias, em uso de drogas (no caso dos dependentes químicos), em brigas , e se torna um ciclo sem fim. A casa cai. Literalmente.  E por que isso acontece? Por que não dá pra esconder nossas fraquezas o tempo todo né? Então no mesmo instante que o dependente químico começa a se comportar diferente, quando ele abandona o papel de príncipe encantado, ele aciona em nós, codependentes o papel da salvadora, da heroína.
Em alguns casos, e já aconteceu comigo, você inicia uma relação já querendo salvar a pessoa. É muito insano. A pessoa não tá nem ai pra você, te usa como cano de escape, te dá todos os sinais que não esta interessado, mas você insiste. E não só isso, você convence a pessoa do quão sensacional você é. O sexo então, é o que há. Você nem é tão feliz sexualmente, mas faz questão de ser inesquecível. Faz questão de ser necessária. Você começa a fazer coisas do tipo: dar carona, levar e buscar de lugares, emprestar dinheiro e outros objetos, até o carro, comprar presentes, comprar remédios, comida, em fim. A gente faz coisas acreditando que esta sendo uma pessoa legal. Até que o outro realmente começa a jogar seu jogo, e começa a te solicitar pra tudo. Neste momento você percebe que não tem reciprocidade, não se sente amada do mesmo jeito, e bingo! A casa cai. Literalmente de novo! Brigas e mais brigas, e como é uma coisa insana, começam as agressões, e pode acabar muito mal.
Eu tive três episódios de agressões físicas. Nenhuma delas eu fui totalmente santa. Nada justifica uma agressão, nada. Mas o fato é que eu também agredi, com palavras, gritos, xingamentos, e também com tapas, mas principalmente tirando o direito da pessoa fazer as próprias escolhas.
O padrão de comportamento codependente, não aparece só nas relações amorosas ou familiares. Aparece em tudo na nossa vida: trabalho, amizade, a maneira de pensar, de se exigir de exigir do outro. Você sempre acha que tem uma idéia melhor, que se fizer sozinha vai dar certo, pega o trabalho do outro pra fazer, não se contenta em fazer só sua parte, quer tudo perfeito ( na sua perfeição) , não lida bem com surpresas, imprevistos, desvios de caminho, pergunta o porquê de tudo, se acha muito inteligente e generosa, dá conselhos mesmo quando ninguém te pede, tem sempre a sua história pra contar, além de sofredora né? Por que todo codependente sofre. E junto com o sofrimento vem de brinde o vitimismo.
Não é nada fácil me admitir assim. Até ontem achava que eu estava fazendo um bom trabalho seguindo aquele mandamento de "amar ao próximo". Eu só esqueci de considerar a segunda parte: "como a ti mesmo". Nunca fez tanto sentido na minha vida a máxima: "de boas intenções o inferno esta cheio". Independente da visão espiritual que você tenha sobre inferno, vamos considerar que é um lugar pra onde vão espíritos que não conseguiram evoluir, ou que cultivam em si mesmos sentimentos negativos, como raiva, ciume, rancor, ódio. Então refletindo sobre isso, o que minhas "boas intenções" me trouxeram? Me fizeram eu me afundar num desamor, num rancor, em mágoa, em vitimismo . E por mais que parecesse que eu estava fazendo a coisa certa, eu não estava respeitando uma das principais leis divinas! Que é o livre arbítrio! A liberdade do outro fazer suas escolhas e arcar com as consequências, sejam negativas ou positivas. Além disso eu também estava ferindo outra lei Divina: "Não tirar a própria vida". Por que é isso que a codependência faz, ela te mata um pouquinho todos os dias. Você vai pouco a pouco, se esquecendo de você, se esquecendo de cuidar de você, quando ainda não desenvolve hábitos destrutivos. Então hoje eu tenho certeza: "De boas intenções o inferno esta cheio."




Um comentário:

  1. Perfeito,nunca li tantas verdades,continue estou anciosa pelas proximas linhas❤

    ResponderExcluir

A ferida aberta vem da infância

Pra ilustrar melhor resolvi contar um pouco dessa minha saga. Sim, porque me lembrei que meu objetivo é contar minha história e não ser...